voltar

O Passado no Presente
Rui de Oliveira *

É realmente uma linha tênue que separa o passado, os gêneros artísticos e a arte de ilustrar livros. Frequentemente estas ricas fontes de referências não estão localizadas nas chamadas três grandes artes, a pintura, a arquitetura e a escultura. Não se trata de uma transposição direta para a ilustração de expressões artísticas como a ourivesaria, o gobelin, a cerâmica ou mesmo os mosaicos. Isto seria impossível, e é conveniente  ressaltar que estes gêneros não foram tão menores assim em determinadas épocas. A ourivesaria, por exemplo, foi uma arte mais nobre e valorada do que a pintura. Um artista  como Hans Holbein em seus apuradíssimos retratos revela na plenitude dos detalhes toda a sua origem na aristocrática arte da ourivesaria. Este mesmo fenômeno ocorre com Benvenuto Cellini.

Este, no meu entender, é a referência básica para se fazer uma reflexão, mesmo que parcial, da obra que a ilustradora Laura Castilhos de forma tão pessoal desenvolve.

Encontramos em suas ilustrações-objetos alusões que nos remetem à esta antiga tradição das delicadas porcelanas chinesas, tanto as brancas quanto as coloridas, ou das porcelanas da Baviera modeladas por Franz Bustelli. As ilustrações de Laura possuem este aspecto vítreo, translúcido e luminoso destes mestres da porcelana, e até mesmo das artes dos vitrais e do mosaico. Quanto a porcelana, em nossos dias, esta bela tradição utilizada pela artista pode ser encontrada na grande arte da família Laddró na Espanha.

A graciosidade, o apelo ao tátil e até mesmo ao paladar que as imagens de Laura nos causam, que tanto encantam as crianças, nos levam também a uma outra questão presente na obra da artista. Quais são os limites entre as artes plásticas e a ilustração? Principalmente se considerarmos a vivência e os estudos de gravura em metal que a artista desenvolveu na Itália. Sempre com cautela e de forma parcial, poderíamos definir a bela ilustração de Laura Castilhos como sendo a de artista plástica que ilustra.


Rui de Oliveira
Designer/Ilustrador
Professor do Curso de Desenho Industrial - UFRJ