voltar

O prazer do desenho
Laura Castilhos*

Os últimos trabalhos de Teresa Poester nos possibilitam o deleite do desenho num mundo onde razão e sentimento encontram-se, muitas vezes, distantes. Teresa passou horas e dias e meses no atelier de Camille Pisarro, nas cercanias de onde trabalha, durante certos períodos, na França. Trouxe a paisagem de Eragny para dentro do papel e ofereceu-nos o encanto da floresta que habita em cada um de nós.

Ao vermos seus desenhos inundando a galeria branca em que mostrou suas últimas descobertas - somos também inundados pelo som, pelo cheiro e pelas formas que despertam os sentidos de crianças e adultos, iniciados ou não.

Teresa se compreende no desenho.
Meio inicial, mestre, medida de seu corpo, medida de entendimento de seu corpo com o que diz e expressa. O que Teresa expressa e diz com clareza é abstração no desenho, a linha, origem de todas as coisas. No entanto, utiliza a linha para nominar, se não tudo, quase tudo. E não se faz usar de artifícios, mas da linha pura.  Abstração que não carece de explicação. Abstração que Teresa, com conhecimento de ofício, faz surgir de linhas, ao invés de percorrer a prática dos pintores ocidentais que deixam de figurar as coisas do mundo e emergem na abstração através da mancha.

Teresa retorna à cor mudando uma vez mais o rumo de seu trabalho, sempre com coerência. Em pequenas ou grandes folhas de papel, se lança em territórios brancos, que sabemos, sempre aterrorizam o artista no início da sua tarefa no atelier. Faz veladuras de linhas que se tornam quase manchas, verdadeiras capas, ora sutis, ora ríspidas, no desenho.
Surge o traço espontâneo fruto de um labor desmedido. Com a envergadura certeira da mão/braço/corpo, ela busca um ritmo próprio entre o risco grave, suave, longo, frio ou quente, numa composição cuidadosa que precede o momento certo, longamente perseguido, ainda que não premeditado, de finalizar a obra.


Laura Castilhos
Ilustradora, Professora de desenho no Instituto de Artes
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre
Porto Alegre, 2008